Skip to content Skip to footer

Na escuridão, eu vejo a Tua Luz

Mateus 4:15,16

A luz brilha na escuridão [Jesus, a Luz do Alto, espalha a verdadeira compreensão da ordem, da verdade e da vida divina em um mundo ausente de Deus, envolto pela desordem tanto espiritual como moral], e a escuridão não conseguiu apagá-la [e pela razão de a “Luz” não depender da “escuridão” para existir, não pôde e nunca será por ela dominada, aprisionada ou conquistada]. (Jo.1:5 NTLH)

No íntimo de muitos, devido a tantas calamidades, surgem intensas indagações, originadas por informações distanciadas da “Verdade” ou da “Luz” divina, que é Cristo, a Palavra de Deus encarnada.

Esse cenário tem feito com que muitos cristãos experimentem um desejo avassalador de duvidarem do caráter de Deus e, às vezes, até de abandonarem a fé, por desconfiarem das Instruções e das promessas dadas pelo Eterno.

Então, diante do que “veem, ouvem e sentem”, questionam: “Onde está Deus? Se Deus é tão poderoso como me disseram e me ensinaram a acreditar, por que Ele não resolve todas as coisas, acabando com o mal? Por que Ele Se mostra tão indiferente a tudo de ruim que está acontecendo?

Há vários textos na Bíblia onde há o questionamento acerca da “indiferença” de Deus para com os Seus filhos. Vejamos três exemplos: Jó, Davi e o povo de Israel:

O lamento de Jó:

Por que te escondes de mim? Por que me tratas como inimigo? (Jó 13:24 e ss. NTLH – comp. Gênesis 3:9 “Deus nunca Se esconde dos Seus nem os trata como inimigos, mas, quando necessário, corrige-os”)

O lamento de Davi:

Ó SENHOR Deus, até quando esquecerás de mim? Será para sempre? Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto? (Salmos 13:1 NTLH – comp. Salmos 23:4 – “O próprio Davi já havia dito que Deus estaria sempre com ele para protegê-lo!”)

O lamento de Israel:

Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo: “O SENHOR não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? (Is.40:27 NTLH – comp. Deuteronômio 8:2-6; 31:6 “Deus prometeu que nunca abandonaria o Seu povo, mas que ele não abandonasse a obediência”)

Quando surgem problemas, sejam eles pessoais, familiares ou até mundiais, em certos momentos, nós agimos à semelhança dos três exemplos dados, pelo fato de termos nos afastado da “Luz” (da nossa experiência com Deus e do que Dele conhecemos pela Sua Palavra fiel) e de nos colocarmos na escuridão (na ignorância acerca do Seu caráter, Seus planos, do que Dele já aprendemos e das Suas promessas). Então, nós, “nessa escuridão”, questionamos: “Cadê Deus?

Em vez de nos mantermos na “Luz”, a fim de avaliarmos e agirmos conforme a Palavra de Deus, “preferimos” dar ouvidos às informações provenientes do nosso interior temeroso e incrédulo, revelando falta de fé, confiança, lealdade ou fidelidade necessária às Instruções de Deus. Preferimos nos manter na “escuridão” ao invés de irmos para a “Luz”!

Portanto, quem não anda sob a “Luz” de Deus (que é Cristo) é óbvio que está flertando com a escuridão e nela se dispondo a andar. Quem anda sob a “Luz” conhecerá o caminho ou o modo de vida que Deus estabeleceu, mas, ao que prefere andar na escuridão, sequer sabe por onde caminha e para onde se encaminhará. (vd. João 12:35)

1. A escuridão prova que a luz existe e, por isso, Deus nos deu olhos

No mundo físico, que é a luz? Aquela coisa emitida pelo Sol? Pelo fogo ou por uma lâmpada? Mas o que é a escuridão? É a ausência da luz? Sim, mas e se eu lhe pedir para descrever a “escuridão”, sem fazer qualquer referência à luz? A definição se torna impossível, e por quê?

A luz, conforme a experimentamos no mundo, é uma forma de radiação eletromagnética. Em outras palavras, a luz é uma “coisa real”, uma entidade ou essência. Ela é algo que pode ser tocado, sentido ou percebido pelos sentidos físicos e, portanto, é algo concreto e real. A escuridão é a ausência da luz e, por isso, ela não é uma substância, mas a falta dela. A escuridão é “nada”, isto é, não é algo concreto. Ela não é uma entidade.

Se habitássemos um mundo tenebroso ou sem luz, não teríamos a necessidade de possuirmos olhos ou a visão. Embora existam indivíduos capazes de sobreviver e prosperar mesmo sem a visão, eles dependem da assistência de pessoas que possuem a capacidade visual para ajudá-los.

Os nossos olhos são a luz às nossas percepções e que nos ajudam a compreender o mundo ao nosso redor, as suas leis de propriedades físicas e sociais. Nossos olhos dão testemunho da natureza de toda realidade física, e a razão de os termos é para sabermos que a luz existe. Se assim é no mundo físico, como isso se aplica no Reino espiritual de Deus?

2. A importância de termos “olhos espirituais” em meio à “escuridão”

No mundo físico, a partir da sua própria avaliação ou à luz da percepção dos seus olhos, você percebe e se protege de perigos que podem colocar a sua vida em risco de acidentes ou de morte.

Além disso, você também observa certos comportamentos, que, aos seus olhos, são duvidosos e representam uma ameaça à sua estrutura de valores pessoais, provenientes da sua educação familiar.

Entretanto, tudo o que vemos no mundo físico é uma figura de linguagem, ou uma metáfora da realidade do mundo espiritual, no qual há ações demoníacas destruidoras e mortais. Quanto a essas ações, os nossos olhos naturais serão incapazes de percebê-las. (vd. Isaías 59:7-10)

Deus nos propõe que aceitemos a Cristo e permaneçamos Nele, na Sua “Luz, para que, por meio da nossa unidade com Ele, experimentemos um “nascimento espiritual”, ou “novo nascimento”. (vd. 2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10)

Esse “novo nascimento” implica vivermos uma vida dedicada a Ele, sob Sua proteção e que expressemos o Seu poder, justiça, pureza, generosidade, e assim, por meio de nossas boas ações, reflitamos a Sua “Luz”. (vd. Mateus 5:16)

É por meio dessa “nova criação” que, da parte de Deus, recebemos “olhos espirituais”, a fim de que sejamos capazes de ver a realeza, o poder e o esplendor da “Sua distinta Luz”.

Em suas orações, o apóstolo Paulo pedia o seguinte:

Peço que Deus abra a mente [que Deus abra os olhos dos corações ou da mente] de vocês para que vejam a luz dele [para que vocês confiem, sejam fiéis, leais e obedientes à abundante e distinta “Luz” que habita em vocês] e conheçam a esperança [e que se tornem íntimos do Autor da esperança eterna] para a qual [para o Qual, ou seja, a Jesus] ele [Deus] os chamou [convocou, atraiu, convidou e não por imposição]. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo. (Ef.1:18 NTLH)

A luz do Sol pode ser obstruída? Sim, mas essa obstrução não extingue a sua luz nem o seu calor. Aquela obstrução não é nada em relação ao poder do Sol, pois se impedirmos que a sua luz não nos atinja, pelas obstruções que a ele impomos, mesmo assim, o seu calor nos incomodará. Não há como escapar da sua presença e influência! (vd. Salmos 139:7-12)

Acreditemos que, ao passarmos por qualquer experiência de escuridão, lembremo-nos que, por trás dela, há a “Luz da Vida”. Assim como a sombra comprova a presença do Sol mesmo em momentos tenebrosos, se buscarmos a “Luz divina”, que é Cristo, em vez das sombras e das dúvidas que elas trazem, nós encontraremos Jesus, que brilha para aqueles que desejam a “Luz da Vida” (vd. João 8:12) e, diante do que para Deus é “nada”, nós repetiremos as palavras de Jó:

Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. (Jó 42:5 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • Que verdade você pode extrair do nosso texto base e quais os efeitos ela deve trazer à sua vida?
  • Por quais razões, muitos cristãos têm abandonado a fé em Cristo? O que eles questionam? Descreva em palavras as experiências de Jó, de Davi e do povo de Israel? Por que eles se expressaram desse modo a Deus? Você já passou por esse tipo de experiência? Como nós podemos superá-la?
  • Leia João 12:35. Qual foi o aviso de Jesus aos Seus discípulos? O que Ele pediu a eles? O que acontece ao que prefere andar na escuridão? O que tudo isso quer dizer a você e como esse ensinamento de Jesus deve influenciar a sua vida?
  • No mundo físico, qual é a diferença entre a luz e a escuridão? Por que Deus, na criação do homem, lhe favoreceu dando-lhe olhos?
  • Por que você pode afirmar que ser possuidor de visão é uma bênção divina? Mas o que a visão do mundo físico representa no mundo espiritual? Explique a razão dessa metáfora. Leia Isaías 59:7-10. Independente do contexto, qual foi o cenário descrito por Isaías do povo de Deus em seus dias? Você encontra em nossos dias alguma semelhança ao que disse Isaías?
  • Leia 2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10 e Mateus 5:16. Qual é o propósito de Deus nos ter dado a oportunidade de termos nascido de novo em Cristo Jesus? O que nós recebemos da parte de Deus, pelo fato de termos nascido espiritualmente para Ele?
  • Leia Efésios 1:18. O que Paulo pediu a Deus pelos cristãos da cidade de Éfeso e qual a finalidade do seu pedido? O que eles deveriam conhecer e qual a finalidade? Você crê que deveria orar desse modo, tanto por si mesmo como pelos que lhe são próximos? Explique.
  • Você consegue obstruir a luz solar? Mas o que você não consegue impedir? Você crê que isso é uma metáfora, ou uma figura de linguagem, para expressar a presença de Jesus em seus momentos tenebrosos? Como você deve agir? Leia João 8:12. O que Jesus declarou acerca de Si mesmo? O que Ele declarou acerca dos que creem na sua declaração sobre Si e que O seguem? Você crê no que Ele disse?
  • Leia Jó 42:5. Diante de tudo o que vimos, o que as palavras de Jó representam para você e como elas devem afetar sua vida com Deus?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação