Skip to content Skip to footer

O Senhor, meu Pastor – Parte 2

Salmos 23:1

1 O SENHOR é o meu pastor: nada não me faltará. (Sl.23:1 NTLH)

O Salmo 23 é um dos mais conhecidos e amados textos da Bíblia. Seus versos são frequentemente usados para expressar confiança em Deus e, especialmente, em tempos difíceis. Infelizmente, muitos, ao se lembrarem dele, transformam o seu primeiro versículo em um clichê habitual.

Ele é uma obra de arte literária, um poema divino gravado em um quadro em nossos corações. Ele nos apresenta uma imagem complexa e rica de Deus como nosso Único Pastor e, por isso, merece ser constantemente admirado, contemplado ou considerado. Neste Salmo, eu gostaria de levá-lo a considerar algumas coisas acerca da liderança de Deus às nossas vidas.

1. Considere a razão de Deus nos levar a pastos verdes e às águas tranquilas

1 O SENHOR é o meu pastor: nada não me faltará. 2 Ele me faz descansar em pastos verdes [Ele me livra da fadiga e do esforço ao me alimentar, a fim de me acalmar] e me leva a águas tranquilas [e, com todo o cuidado, Ele me conduz às águas que me darão o descanso pleno ou completo]. (v.2 NTLH)

Coloque-se no lugar de uma ovelha, e é nesse lugar que você gostaria de permanecer, não é? Mas por que Deus conduz as Suas ovelhas a esse lugar?

Em certos momentos, Deus nos permite sentar em pastos verdejantes e aproveitar dias maravilhosos. Ele nos conduz ao lado de águas calmas, longe das correntes avassaladoras que, muitas vezes, podem nos carregar ovelhas para o fundo de águas profundas e mortais.

Deus deseja nos alimentar com a abundância do Seu alimento, e assim, nos fortalecer. Ele nos conduz a águas calmas, ensinando-nos a confiar Nele, a fim de obtermos o descanso completo.

Como o nosso Deus é grandioso em caráter e bondade! Durante a Sua condução, nós aprendemos Quem Ele é e como nos fortalece, para que a nossa esperança Nele sempre esteja viva. (vd. João 10:11)

2. Considere as razões divinas ao lhe oferecer provisões e refrigério

Tanto o alimento quanto o descanso que nós recebemos de Deus é para que andemos do modo mais parecido a Ele, seja nos momentos mais prazerosos ou nos de adversidades e perigos.

Nos pastos verdes e junto às águas tranquilas,

O SENHOR renova as minhas forças [Deus, por meio da Sua aliança honesta, revigora-me] e me guia por caminhos certos [Ele, sempre ao meu redor ou ao meu lado, ensina-me a andar corretamente], como ele mesmo prometeu. (Sl.23:3 NTLH)

No entanto, em muitos momentos, nós teremos de caminhar por vales sombrios.

Ainda que eu ande por [Ainda que eu seja conduzido por Ele, através de] um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (Sl. 23:4 NTLH)

O vale sombrio não é o nosso destino final, mas ele representa um corredor estreito, desconhecido, cheio de perigos e inimigos, no qual a nossa confiança Nele é provada, a fim de chegarmos em outro lugar, ou seja, no nosso destino.

Às vezes, nesses vales, nós experimentamos apenas sombras ou sustos e saímos intocados. Em outros momentos, vivenciamos tragédias, perseguições, pressões e a terrível ferocidade do mundo e, sobrenaturalmente, Ele nos livra. Mas, às vezes, a libertação tão esperada não chega e nos deparamos com a morte. Não foi assim com Estêvão? (vd. Atos 7)

54 Quando os membros do Conselho Superior acabaram de ouvir o que Estêvão tinha dito, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus. E viu também Jesus em pé, ao lado direito de Deus. 56 Então disse: — Olhem! Eu estou vendo o céu aberto [eu estou desfrutando do mais Alto Céu] e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus. (At.7:54-56 NTLH)

3. Seja qual for o lugar ou caminhos que nós estivermos, o nosso destino é Deus

5 Preparas um banquete para mim [para saciar a minha fome], onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar [e sacia a minha sede]. 6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. (Sl.23:5,6 NTLH)

Davi está declarando que, tanto na Terra como no Céu, o final de qualquer jornada é o Próprio Deus. O vale da sombra da morte, mesmo quando é mais que escuridão, leva-nos diretamente ao Próprio Pastor.

Tudo o que nos vier acontecer nesta vida, seja na forma de pastos verdejantes, rios calmos e vales escuros, é apenas caminhos que nos levam aos braços do Pai e ao nosso Lar Eterno!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação