Skip to content Skip to footer

Salmos 23:1

O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. (Sl.23:1 NTLH)

Este é um texto poético escrito por Davi. A ideia que muitos cristãos fazem das palavras de Davi é a que Deus nunca permitirá que os Seus sejam machucados, sofram, passem por privações e tribulações. No entanto, ao lermos as páginas das Escrituras, notamos que o povo de Deus viveu momentos de grandes sofrimentos, perdas e terror, porém Deus nunca lhes faltou.

Então, Davi não está falando que Deus sempre nos desvia ou nos livra de calamidades ou adversidades, pois essa ideia procede de um jargão muito comum entre os cristãos: “Deus não quer que você sofra!”. Portanto, o que Davi pretendeu expor neste seu poema de louvor a Deus é que, seja qual for a situação, Ele nunca estará ausente dos Seus. O verso inicial deste Salmo, segundo o hebraico, deve ser lido e compreendido desse modo: “O SENHOR, o meu Pastor, não me faltará”. (Sl.23:1)

Deus pode nos dar muitas coisas, mas a maior delas é a Sua Presença, cuidado e instruções constantes. Portanto, é para Ele que devemos atentar e esse é o objetivo deste Salmo.

1. Olhe para o Pastor e receba a Sua ajuda na adversidade

Quando colocamos o nosso foco nas circunstâncias em vez de focarmos no Pastor, o nosso SENHOR, nós nos abalamos devido às nossas limitações e nos desesperamos. Mas, quando diante de situações difíceis, confiamos no SENHOR, nós agimos pela fé, declarando a nossa confiança e submissão a Ele, assim o desejo por ouvir a Sua voz e permanecermos submissos a Ele.

Independentemente das circunstâncias e, mantendo-nos em confiança e submissão a Deus, demonstramos que O temos conosco e que nos entregamos ao Seu pastoreio. (v.1) Desse modo, assim como Davi nos mostra, desfrutaremos da Sua direção para:

  • Suprir nossas necessidades (v.2)
  • Fortalecer-nos e nos orientar (v.3)
  • Dar-nos descanso e nos proteger diante de perigos mortais (v.4)
  • Receber-nos diante dos nossos inimigos, para nos honrar e nos abençoar, (v.5)
  • Satisfazer os desejos do nosso coração na Eternidade (v.6)

Quando o vazio de alma, a solidão, o desespero e a frustração absorvem e dominam nossas vidas, demonstramos que não nos entregamos ao pastoreio do SENHOR, o nosso Pastor. Além disso, se a educação é o nosso pastor, então, estaremos constantemente desiludidos. Se outra pessoa é o nosso pastor, ficamos sempre desapontados e vazios. Se os prazeres da carne e o amor aos pensamentos mundanos nos pastoreiam, então, estaremos sempre insatisfeitos e perdidos.

2. O SENHOR é o Pastor, mas não de todos

Apesar da sua popularidade, este Salmo não é para qualquer pessoa. Aplica-se apenas àqueles que O têm como “O SENHOR e Pastor” de suas vidas. Sem dúvida, o Bom Pastor (Jesus) morreu por todos, mas somente aqueles que o recebem por um ato decisivo de fé são suas ovelhas.

Jesus disse:

“As minhas ovelhas escutam a minha voz [possuem a capacidade para perceber e entender o tom da minha voz]; eu as conheço [Eu as conheço no íntimo], e elas me seguem [e elas Me apoiam, juntam-se a Mim e Me acompanham].” (João 10:27 NTLH)

Se o SENHOR é o meu Pastor, o restante do Salmo 23 se aplica a mim e mostra, de fato, que eu sou Dele e tenho Nele tudo de que preciso! Em contrapartida, caso eu não O tenha como meu Pastor, não saberei distinguir o “tom” da Sua voz e seguirei a vida de modo indiferente a Ele e aos Seus recursos.

As Escrituras descrevem o SENHOR como o Pastor, e nós como suas ovelhas. Os criadores de ovelhas afirmam que elas são os animais mais estúpidos da face da terra, pois são tímidas, não percebem o perigo e, por isso, são indefesas. Elas não sabem como se abrigar da chuva, constantemente se perdem com facilidade, machucam-se e são presas fáceis de predadores. Elas dão muito trabalho.

Ao sermos comparados a ovelhas, significa que temos falta de sabedoria, força e que tendemos a sermos autodestrutivos, seguindo nossos próprios caminhos, ou seja, individualistas, autossuficientes ou independentes. O profeta Isaías disse:

Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo (Jesus); fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos.” (Is.53:6 NTLH)

3. Procure sempre ser honesto consigo mesmo

Seja honesto consigo mesmo para reconhecer a necessidade de buscar sabedoria, força, lutar contra a sua tendência de ser autodestrutivo e individualista, ou seja, de sempre seguir o seu próprio caminho.

Reconheça Jesus como o seu Pastor, e você, uma ovelha do Seu rebanho, a fim de que pelas Suas orientações, obtenha ajuda e direção, provisões e fortalecimento, descanso e proteção, uma vida digna, abençoada e, na Eternidade, a felicidade plena ao Seu lado. Que você possa orar desse modo:

“Senhor, embora eu seja uma ovelha propensa a errar, seja o SENHOR o meu Pastor. Dá-me a capacidade de ouvir o tom da Tua voz, para que, por ela, eu me dirija a Ti, a fim de que, independentemente de qualquer circunstância, eu receba as Tuas instruções e venha dizer: “O SENHOR, o meu Pastor, não me faltará!””.

Procure sempre se lembrar das palavras do apóstolo Pedro:

Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês. (1 Pe.2:25 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação