Skip to content Skip to footer

Pense como Deus e não como o homem

Mateus 16:23

Jesus virou-se e disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. (Mt.16:23 NTLH)

Entenda as palavras de Jesus: Jesus olhou para Pedro e viu que Satanás estava se aproveitando do entendimento errado, que o Seu discípulo (Pedro) tinha acerca de Seu Mestre e da Sua missão. Então, Jesus disse: Satanás, saia da minha frente e vá para o seu lugar, que é atrás de Mim! Eu sei que você é ardiloso e fazendo com que ele se transforme em uma pedra no Meu caminho, devido ao seu egoísmo. Você quer que Eu pense como ele? Não tente Me afastar dos objetivos de Deus, tentando fazer com que Eu caia na cilada de pensar como pensa o ser humano. O pensamento humano é simplista, infantil, imaturo e, pelo fato de ele ser egoísta e interesseiro, dificilmente compreende os pensamentos e os planos de Deus.

Nós precisamos saber como interpretar nossos momentos com Deus, especialmente quando enfrentamos sofrimentos nas adversidades. Os sofrimentos representam obstáculos à nossa fé? É a vontade divina que tenhamos uma vida confortável neste mundo? Sofrimentos acontecem somente aos que não têm fé? Para qual vida você deve viver?

1. Cuidado para não cair na armadilha do “simplismo” e perder a simplicidade

1.1. “Simplismo” e “simplicidade”: a diferença entre os dois termos

    “Simplismo” é um vício de linguagem que despreza as razões divinas por trás de cada situação, os elementos necessários que fortalecerão a nossa fé. O simplismo conduz a pessoa por um caminho de ingenuidade, ou imaginações infantis e imaturas.

    Simples” significa algo que é fácil de entender, ou que não é difícil de compreender e executar. (vd. Deuteronômio 30:11; Mateus 11:30; 1 João 5:3) O cristão vive em um ambiente sobrenatural e muitos falsos mestres usam do simplismo para enganar as pessoas, promovendo sensacionalismo e misticismo exagerado.

    1.2. O “simplismo” faz com que o cristão se torne egoísta e cada vez mais egocêntrico

    Pelo “simplismo”, os termos bíblicos e as passagens bíblicas não são explicados, segundo os pensamentos e os propósitos divinos. Por isso, o “simplismo” mata, rouba e destrói os objetivos de Deus às vidas das pessoas que Ele chama. (vd. Mateus 15:8,9; João 10:10)

      O “simplismo” alimenta a ignorância, o egoísmo e, aos poucos, afasta as pessoas da Palavra de Deus, dos Seus planos e do Próprio Deus. O “simplismo” torna as pessoas egocêntricas, desconectando-as dos pensamentos e dos caminhos de Deus.

      Você já deve ter ouvido:

      • Creia no melhor de Deus e dê o passo da fé!
      • Se você sente paz, avance e, então, compre, faça, fale, seja determinado e se imponha…
      • Deus quer que você que você tenha muito sucesso nesta vida, e, por isso, não quer que sofra!
      • Essas declarações, do modo como são apresentadas, enquadram-se no campo da simplicidade ou do simplismo? Sem o entendimento das Escrituras Sagradas, da vontade divina e da sua missão cristã em momentos adversos, você terá dificuldades de discernir entre uma coisa e outra. (vd. Mateus 26:39; João 6:38; 18:11)

      2. Buscar respostas e alívio em meias verdades é se iludir com mentiras

      21 Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: — Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto [“Segundo a vontade de Deus, Eu preciso sofrer e ser morto pela ação e instrumentalidade dos principais líderes religiosos”] e, no terceiro dia, serei ressuscitado [“Pela ação de Deus e para cumprir os Seus propósitos, ressuscitarei no terceiro dia”]. 22 Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo [i.e. censurá-Lo, reprová-Lo com severidade], dizendo: — Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor! [Deus jamais permitirá que isso aconteça ao Messias, ao Rei que restaurará o grande reino de Israel] 23 Jesus virou-se e disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra [i.e. uma armadilha] no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. (Mt.16:21-23 NTLH)

      Para Pedro, era inconcebível que Jesus sofresse e fosse morto. Isso não poderia fazer parte do plano de Deus e Ele precisava parar de falar sobre o Seu sofrimento e morte, pois Jesus era o Messias! Pedro tentou dissuadi-lo a desistir do que era a vontade de Deus.

      As palavras de Pedro expressavam seus próprios desejos e não os de Deus. Satanás, por sua vez, faz uso das paixões de Pedro, a fim de persuadir Jesus a desistir da dor que Lhe sobreviria e que buscasse conforto em outros caminhos.

      A má compreensão do poder de Deus, em períodos de sofrimento e adversidades, pode nos enganar e fazer com que busquemos conforto em meias verdades. Devido a esse pensamento, muitos cristãos dão ouvidos àqueles que afirmam que o sofrimento não pode ter lugar na vida de um filho de Deus, pois Deus é amor.

      3. As adversidades e o sofrimento, de fato, atrapalham a sua fé?

      De modo algum! A fé é característica daquele que é perseverante e, especialmente, nos seus momentos de adversidades. Neles, você descobrirá o quanto conhece da Palavra de Deus ou não, a fim de saber como enfrentá-las e superá-las, segundo os pensamentos de Deus. O sofrimento, conforme o próprio Pedro aprendeu (vd. 1 Pedro 1:5,6) é, muitas vezes, o fogo que Deus usa para refinar a sua fé, ou transformar o seu estilo de vida. (vd. 1 Pedro 2:20,21)

      Isso não significa que você se sinta impedido de pedir a libertação de alguma aflição, mas que, antes de tudo, que seja feita a vontade de Deus. Acerca disto, Jesus nos deu o Seu Próprio exemplo. (vd. Marcos 14:35; Lucas 22:41,42)

      Embora nós não saibamos tudo o que Deus está fazendo em nosso sofrimento, tenhamos a certeza de que Ele é Fiel e trabalha sempre para o nosso bem. (vd. Romanos 8:28) Se Deus negar o nosso pedido para que tenhamos algum conforto, Ele sempre terá inúmeras razões para isso. Deus nem sempre nos dá o conforto que queremos, mas o que de bom precisamos.

      4. Mantenha-se firme no que tem recebido de Deus, para não ceder a pensamentos enganosos

      É comum ao cristão com uma fé infantil, iludir-se e acreditar que Deus, pelo Seu amor e poder, lhe dará tudo o que deseja neste mundo. Pedro tinha acabado de ter uma revelação acerca de Jesus e foi chamado de um homem abençoado ou bem-aventurado. (vd. Mateus 16:16,17) No entanto, sua mente estava tão focada nas bênçãos terrenas que elas o impediram de pensar e agir para os propósitos de Deus. Assim como ele, nós podemos cair no mesmo engano e deixarmos de lembrar que os pensamentos de Deus não são iguais aos nossos. (vd. Isaías 55:8)

      5. Confie nas provisões divinas sobre a Terra, mas viva para se manter na Eternidade

      A adversidade e o sofrimento nunca trarão um ponto final à sua vida, a não ser que seja a vontade de Deus. A ressurreição de Jesus revela uma grande verdade: após superarmos cada adversidade pelo que sabemos e aprendemos da Palavra de Deus, revelamos que Cristo está vivo em nós; que, no sofrimento, servimos a Deus e, fora dele, continuaremos existindo para os Seus propósitos, pelo Espírito de Cristo que atua poderosamente em nós.

      Se a nossa esperança em Cristo é apenas para esta vida, Paulo ensina que somos as pessoas mais infelizes deste mundo. (vd. 1 Coríntios 15:19) Se as bênçãos que Deus nos dá para subsistirmos neste mundo são as mais importantes, nós estaríamos declarando que a Eternidade é apenas uma bonificação. Mas, o oposto é a verdade!

      O Evangelho verdadeiro não promete uma vida de confortos e livre de sofrimento, mas um Deus que está conosco em todos os momentos. Ele promete uma vida restaurada para Deus, fortalecida em Cristo e nos preparando para a Eternidade.

      Portanto, não exclua da sua vida pessoas e os seus dramas diários, pensando poder se colocar no Céu, mas traga a Eternidade para dentro dos seus relacionamentos e adversidades.

      Aprenda a pensar como Deus pensa e concentre-se na sua recompensa final, a qual não está neste mundo, mas guardada no Céu, onde não haverá mais sofrimento, nem lágrimas, nem dor.

      Que Deus nos abençoe!

      Reflita:

      • Procure explicar com suas próprias palavras o que você entendeu acerca do texto base
      • Qual é a definição de “simplismo”? Leia Deuteronômio 30:11; Mateus 11:30 e 1 João 5:3. O que essas Escrituras ensinam sobre os mandamentos de Deus?
      • Por que o “simplismo” pode causar muitos males à Igreja e aos cristãos?
      • Você consegue se lembrar de algum momento, quando pensou e agiu de modo simplista?
      • Dê alguns exemplos de declarações simplistas ou de uma fé infantil.
      • Quem busca alívio em meias verdade está fazendo o quê?
      • O que era inconcebível para Pedro, em relação a Jesus? Como esse mesmo mau pensamento pode ser visto na vida de muitos cristãos?
      • As adversidades e o sofrimento atrapalham a fé? Por que não? O que você pode aprender sobre o sofrimento na vida de um cristão, segundo o que Pedro aprendeu e de acordo com o que ele mesmo escreveu? Leia 1 Pedro 1:5,6 e 1 Pedro 2:20,21.
      • Deus o impede de pedir a Ele livramentos e libertações de adversidades e sofrimentos? Mas, o que você realmente deve pedir e aceitar? Leia Marcos 14:35 e Lucas 22:41,42. Você nem sempre saberá o que Deus está promovendo em sua vida, quando estiver passando por alguma adversidade, mas o que as Escrituras revelam acerca do Seu caráter? Leia Romanos 8:28.
      • É possível alguém ser abençoado por Deus e logo a seguir, pensar e agir tolamente, contrariando a vontade de Deus? Sobre isso leia Mateus 16:16,17 e o verso 23. Qual o cuidado que você deve tomar, a fim de se manter em harmonia com Deus? Leia Isaías 55:8.
      • Sobre o que nós devemos confiar e vivermos para o quê? Como a ressurreição de Jesus nos ajuda a guardarmos esse preceito?
      • Leia 1 Coríntios 15:19. Qual é a definição que Paulo dá aos que esperam pela ajuda de Cristo, somente para os assuntos deste mundo? Por quê?
      • O que o Evangelho não nos promete? Mas o que ele promete?
      • Muitos abandonam suas responsabilidades com o argumento que precisam se dedicar a Deus. Isso é correto ou falso? Como devemos agir?
      Endereço

      Rua José Peres Campelo, 25A
      Piqueri | São Paulo | SP
      CEP 02913-090

      Reuniões

      Domingos às 17h30
      Terças-feiras às 20h30

      Siga-nos nas redes sociais

      Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação