Skip to content Skip to footer

Plante o bem e colherá as bênçãos divinas

Gálatas 6:7-10

7 Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. 8 Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. 9 Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. 10 Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. (Gl.6:7-10 NTLH)

Todos nós crescemos ouvindo histórias e estórias de nossos pais e avós, que nos ensinavam a plantar expectativas, esperanças, sonhos e imagens do nosso “EU” no futuro. Hoje em dia, as crianças ouvem e veem vídeos de seus influenciadores pelas redes sociais e, do mesmo modo, sonham e se projetam nas pessoas que desejam ser e sobre o que pretendem possuir no futuro.

1. Toda escolha revela as suas preferências e como você pretende moldar o seu caráter

Nossas inúmeras decisões, lentamente, transformam-nos em pessoas com aspectos celestiais ou infernais. (vd. Deuteronômio 30:11-20) Nossas escolhas influenciam sobre o nosso relacionamento com Deus e com os nossos semelhantes, tanto para o bem como para o mal, segundo os desejos de nossos corações. (vd. Jeremias 17:9) Nossas escolhas fazem com que nós desejemos ser diferentes do que temos sido.

Se estivermos em paz, amizade, ou em cooperação com Deus, O adoraremos e plantaremos atitudes que revelam a Sua misericórdia, honestidade, paz, respeito e a ajuda proveniente do nosso relacionamento e do conhecimento que Dele temos recebido. (vd. 2 Coríntios 1:3,4) De outro modo, plantaremos pensamentos insanos, idiotices, pecados, solidão, desânimo, terror, fraqueza e destruição, tanto espiritual como moral, devido à associação aos princípios satânicos e mundanos. (vd. João 10:10)

2. Neste momento, você está escolhendo e progredindo para um estado ou para outro

Há mais de dois mil anos, o apóstolo Paulo escreveu uma carta aos cristãos da região da Galácia e, em um trecho, ele lhes deu os seguintes conselhos:

7 Não se enganem [i.e. cuidado para não induzirem a si próprios a erros espirituais e morais]: ninguém zomba de Deus [i.e. ninguém deve fazer com que a sua força ou voz se sobreponha à de Deus, não pensem estar acima Dele]. O que uma pessoa (escolher) plantar, é isso mesmo que colherá. 8 Se (i.e. ela escolher) plantar (fazer dos anseios do “EU” sementes e plantá-las) no terreno da sua natureza humana [i.e. no solo do orgulho, do egoísmo, dos seus interesses pessoais, na fraqueza espiritual e moral da carne e nas suas paixões pelos prazeres mundanos], desse terreno colherá a morte [i.e. a corrupção, destruição, a separação momentânea ou eterna de Deus]. Porém, se (ela escolha) plantar no terreno do Espírito de Deus [i.e. no solo do Espírito Santo que produz a vida e o caráter de Cristo – vd. Gálatas 5:22-25], desse terreno colherá a vida eterna [i.e. a vida abundante, completa ou plena, que age tanto agora como no futuro – vd. 1 Timóteo 4:8]. 9 Não nos cansemos de fazer o bem [i.e. que nós, incansavelmente, procuremos fazer a vontade de Deus, cumprindo os Seus objetivos nesta vida]. Pois, se não desanimarmos [i.e. se não perdermos o interesse, ou não nos tornarmos indiferentes às Instruções do Eterno], chegará o tempo certo em que faremos a colheita (para a Vida ou para a morte eterna). 10 Portanto, sempre que pudermos [i.e. sempre que tivermos a oportunidade], devemos fazer o bem [vd. verso 9] a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé [i.e. sem excluirmos os que não fazem parte da Igreja, que ajudemos os membros da nossa família espiritual, a fim de que se mantenham perseverantes no SENHOR, por meio de Cristo e dos Seus ensinamentos]. (Gl.6:7-10 NTLH)

Como cristãos, nós sempre teremos a oportunidade de plantarmos o nosso “EU” no solo da vontade de Deus, a fim de sermos úteis a Ele e ao nosso próximo e, consequentemente, seremos beneficiados pelas boas sementes que plantamos. (vd. Lucas 10:27)

Por essa razão é que nos esforçamos para agirmos com misericórdia, integridade e com o desejo sincero de conduzir as pessoas a se pacificarem com Deus. (vd. Mateus 5:7-9) Atuando desse modo, receberemos misericórdia e “veremos” a mão poderosa do SENHOR agindo a nosso favor. Além dessas coisas, teremos a certeza de que estamos agindo como filhos de Deus e Ele nos abençoará plenamente (vd. Mateus 5:6) por estarmos atuando à Sua imagem e semelhança.

3. Seja cuidadoso para não se tornar um zombador de Deus

Erroneamente, nós pensamos que nós somos e seremos abençoados por Deus, tanto no presente como futuro, plantando o nosso “EU” no terreno da nossa natureza humana decaída. Sejamos honestos: aquele que semeia o mundanismo, a injustiça, inveja, fofocas, contendas, maldades, preguiça, luxúria, avareza, egoísmo e o orgulho, tem por objetivo moldar as pessoas para que atuem à sua própria “imagem e semelhança”. O que de bom essa pessoa pode esperar de Deus? Deus seria injusto? Foi para esse propósito que fomos chamados?

Esta é a razão de Paulo dizer que ninguém zomba de Deus, pois, ao invés de bênçãos, ela colherá desilusões e maldições. Portanto, nós devemos ter todo o cuidado como semeamos o nosso “EU” (a realidade do nosso ser), tanto na Pessoa de Deus como nos outros.

Quanto a Deus, demonstramos orgulho e egoísmo quando, sem o compromisso sincero com as Suas instruções e os Seus objetivos, fazemos uso Dele para alcançarmos interesses egoístas. Isso reflete a crença equivocada de que Deus não se importa com o nosso estilo interior e exterior de vida, permitindo que nos elevemos acima Dele e exigindo que Ele nos beneficie. Distorcemos o caráter divino, “achando” que Ele agirá “à nossa imagem e semelhança”.

Isso não nos trará bons resultados, tanto no presente como no futuro. Quando ouvimos que a Bíblia precisa ser reescrita, qual é o intuito do perverso acerca disso? Fazer com que Ele seja desprezado, Sua Palavra distorcida, inferiorizá-Lo e emudecê-Lo, mediante a “uma nova ordem ou agenda”, imposta pela humanidade. (vd. Gênesis 6:5-8; Mateus 24:12-14; 2 Timóteo 3:1-5; 2 Timóteo 4:1-5)

Neste mundo pervertido, não é fácil perseverarmos no amor a Deus, às Suas Instruções e persistirmos na prática do bem ao próximo. Mas esse é o pensamento e a inclinação natural da nossa natureza decaída, afastada de Deus. Sabemos que a “carne é fraca” e que mesmo as pessoas mais dispostas desanimarão, devido ao estresse emocional. Elas se tornarão indiferentes e abandonarão os objetivos divinos. (vd. 2 Timóteo 4:10ª; comp. Colossenses 4:4; Filemom 1:24)

Entretanto, nós somos aconselhados a não desanimarmos de praticarmos o bem, segundo as Instruções do Eterno. Lembremos que quando cultivamos a fé em Cristo, a obediência a Deus e a generosidade ao próximo, nós estamos plantando sementes para uma futura colheita de alegria e das bênçãos divinas no solo do Espírito, pois confiamos que Deus é fiel em todas as Suas promessas e que a safra será gloriosa!

Que nós não nos cansemos de fazer o bem e, por isso, semeemos para o Reino de Deus, a fim de que Jesus colha, na Eternidade, os frutos da nossa semeadura no presente. Lembremos sempre que falhas podem ser perdoadas, traidores podem ser redimidos e que os cansados podem ser fortalecidos. (vd. Isaías 40:29-31)

Mas, há algo que não podemos esquecer: tanto o inimigo de nossas almas como o mundo, através de falsas promessas, conspirarão ferozmente para que abandonemos a fé e nos afastemos de Deus e de uma vida dedicada (ou santificada) a Ele. Ideias pervertidas sobre Deus e o nosso SENHOR Jesus chegarão aos nossos ouvidos, mas que nos mantenhamos na Sua Verdade, segundo a oração do Próprio Jesus por todos nós:

16 Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. 17 “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” (João 17:16,17 NTLH)

O meu desejo é que você tenha viva em uma experiência real com Jesus e que o poder da Sua Vida esteja sempre com você e para você. Busque-O acima de tudo, semeie a Vida do nosso Eterno Mestre onde estiver. Confie Nele, viva para Ele e as bênçãos divinas nunca lhe faltarão. Saiba que, tanto no presente como na Eternidade, o Pai o honrará quando colher os frutos das sementes que você tem plantado para o louvor da Sua Glória eterna.

Que Deus nos abençoe!

____________________________________________________________________________

Na Loja de Deus – Uma Metáfora:

Entrei na Loja de Deus e vi um anjo no balcão.

Então, eu lhe perguntei:

Por favor, o que você está vendendo?

Respondeu-me:

— Todos os dons de Deus.

— Custa muito?

— Não. Tudo é de graça!

Contemplei a loja e vi: potes de fé, pacotes de esperança, caixinhas de promessas, felicidades, salvação e de sabedoria.

Tomei coragem e pedi:

— Por favor, quero todo o amor de Deus, todo o perdão Dele, todos os potes de fé, pacotes de esperança, caixinhas de promessas, felicidades, salvação, de sabedoria, felicidades e de salvação eterna para mim e à minha família.

Então, o Anjo do Senhor preparou um pequeno embrulho, o qual cabia na palma da minha mão!

— É possível que tudo o que pedi esteja aqui?

O Anjo respondeu-me, sorrindo:

— Meu amado irmão: na Loja de Deus não vendemos frutos, mas sementes. Como brinde, receba este “Livro”. Através das suas histórias e ensinamentos, o “Autor” do mesmo o ensinará a semeá-las e como ser diferente do que tem sido.

____________________________________________________________________________

Reflita:

  • Leia o texto base. O que mais lhe chamou atenção nas palavras de Paulo?
  • Como a influência das redes sociais está moldando as expectativas, valores e aspirações das crianças e jovens, em comparação com as histórias tradicionais transmitidas pelos pais e avós no passado?
  • Como nossas escolhas e o nosso relacionamento com Deus afetam a natureza das sementes que plantamos em nossas vidas e na vida daqueles ao nosso redor?
  • Leia o texto parafraseado de Gálatas 6:7-10. O que você pôde aprender das palavras de Paulo? Quais ações você poderia formular, a fim de dar prazer a Deus e se fortalecer na sua vida com Cristo?
  • Segundo Lucas 10:27, a vida cristã se baseia em dois alicerces e quais são eles? Você crê e confia que viver para amar a Deus e compartilhar o Seu amor para com o próximo fará você ser uma pessoa abençoada por Ele?
  • Leia Mateus 5:6-9. Você crê que as palavras de Jesus o ajudam a viver à imagem e semelhança de Deus? Quais são as bênçãos que Ele promete dar aos que as praticam?
  • Como você definiria uma pessoa que zomba de Deus, segundo Mateus 24:12-14; 2 Timóteo 3:1-5; 2 Timóteo 4:1-5? O que aconteceu aos zombadores de Deus no período de Noé? (Leia Gênesis 6:5-8)
  • Todos nós estamos sujeitos a desanimarmos de praticarmos o princípio de plantarmos o amor a Deus e ao próximo. Quais as razões para esse desânimo? A quem você está disposto a agradar e a servir: a Deus ou a si mesmo? Então, por quais razões você se dispõe a não se cansar de plantar as sementes da Vida de Cristo e do Reino de Deus?
  • Você está disposto a orar por uma ou mais pessoas, para as quais você pretende compartilhar a vida de perseverança em Cristo? Anote seus nomes em um papel e ore por elas todos os dias, pedindo a Deus uma oportunidade de falar da Sua Graça e poder.
  • Qual é a conspiração de Satanás e do mundo para com o seu relacionamento com Deus? Leia 17:16,17. O que você pode aprender da oração de Jesus, a fim de se manter em comunhão com Deus? Você, de fato, deseja isso à sua vida?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação