Skip to content Skip to footer

Se o Senhor é o meu Pastor, de que sentirei falta?

(Filipenses 4:4-8)

Na última terça-feira (17/10/2023), o pastor Walter ministrou a mensagem “O SENHOR, O MEU PASTOR”. Na ocasião, ele apresentou uma tradução mais literal do Salmo 23:1, que é:

“O SENHOR, o meu Pastor, não me faltará”.

A partir dessa leitura, entendemos que o salmista não está dizendo que Deus vai resolver todos os seus problemas, mas que, independente das circunstâncias, ele estará satisfeito com o fato de Deus ser o seu Pastor e também com os benefícios implícitos nessa condição, que é a Sua presença, cuidado e instruções constantes.

Também aprendemos que, se o salmista tinha Deus como o seu Pastor, significa que ele se apresentava a Deus como uma ovelha no sentido mais literal possível, reconhecendo sua incapacidade de perceber e se livrar do perigo, de encontrar a direção certa e um caminho seguro, como também de encontrar a provisão necessária.

4Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. 6Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. 8Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. (Filipenses 4:4-8 NTLH)

1 – TENHA ALEGRIA POR INTERMÉDIO DE CRISTO

Tenham sempre alegria (i.e. estado de espírito de satisfação plena), unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! (Filipenses 4:4 NTLH)

Esse verso nos ensina que precisamos desenvolver um estado de espírito de alegria, ou seja, uma condição emocional e espiritual de satisfação plena, que transcende as circunstâncias e que só pode ser obtida por intermédio da nossa união com Cristo.

Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes (i.e. emocionalmente e espiritualmente estáveis), o amor dele os anima (i.e. estimula, impulsiona), e vocês participam (i.e. participação conjunta, colaboração) do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. (Filipenses 2:1 NTLH)

Neste verso podemos aprender que a nossa união com Cristo não só nos proporciona um estado de satisfação plena, mas essa união nos dá estabilidade emocional e espiritual, como também o estímulo de que precisamos para atuarmos em colaboração com o Espírito Santo, oferecendo a bondade e a misericórdia de Deus ao próximo, independente da condição em que estamos.

2 – SEJA AMÁVEL COM TODOS PARA CONSEGUIR OFERECER DEUS A ELES

Sejam amáveis (i.e. tenha o desejo de servir) com todos. O Senhor virá logo (i.e. está com ou tomou nos braços). (Filipenses 4:5 NTLH)

Esse verso nos revela que Deus está com aqueles que são amáveis, ou seja, Ele oferecerá todo o Seu favor para aqueles que têm a disposição de colaborar com o Espírito Santo oferecendo ao próximo a Sua bondade e misericórdia.

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. (Efésios 2:10 NTLH)

3 – PREOCUPE-SE APENAS COM A CAUSA DE DEUS

Não se preocupem (i.e. não fiquem ansiosos) com nada (i.e. coisa sem valor), mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido (i.e. na convicção de ser atendido). (Filipenses 4:6 NTLH)

Esse verso não está dizendo para não nos preocuparmos com nada, mas está nos ensinando sobre prioridades. Devemos sim nos preocupar com a causa de Cristo e em nossas orações devemos pedir os recursos que precisamos para o cumprimento da missão que recebemos Dele. Se estivermos com esse foco, podemos ter convicções de que seremos plenamente atendidos por Ele em nossas orações.

6—Felizes (i.e. abençoado, bem-aventurado) as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. 7—Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (Mateus 5:6-7 NTLH)

Nesses versos, podemos observar o Senhor Jesus chamando de “abençoada” a pessoa que tem apetite por cumprir a vontade de Deus oferecendo as Suas misericórdias às pessoas. Pelo fato de que Deus dará toda a condição para que ela sacie o seu apetite, como também receberá de Dele o mesmo que esta oferecendo as pessoas, ou seja, as Suas misericórdias.

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

4 – PERMANEÇA UNIDO COM CRISTO E DESFRUTE DA PAZ DE DEUS

E a paz (i.e. harmonia, concordância, aliança) de Deus, que ninguém consegue entender (i.e. fora dos padrões da lógica humana), guardará (i.e. manter sob controle, temperança) o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4:7 NTLH)

Esse verso apresenta algo maravilhoso que todos nós precisamos, que é manter sob controle nossas emoções e a nossa tendência de escolhermos ou tomarmos decisões impulsivamente, e isso só pode ser obtido por meio de uma vida de concordância e colaboração com Deus.

5Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. 6As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz. (Romanos 8:5-6 NTLH)

5 – SEJA INTENCIONAL COM O QUE VAI COLOCAR DENTRO DE SUA MENTE

Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios (i.e. tudo o que expressa o caráter e a bondade de Cristo), isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. (Filipenses 4:8 NTLH)

Por fim, chegamos ao ponto crucial, que é o da manutenção de nossa união com Cristo, como também da nossa utilidade a Ele. Para isso, precisamos escolher ocupar nossa mente com as coisas que expressam o caráter e a bondade Dele. Portanto, as coisas terrenas ou mundanas não podem ter lugar ou espaço nem em brincadeiras, pois oferecemos às pessoas aquilo que ocupa nossa mente e coração.

34Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. 35A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. (Mateus 12:34-35 NTLH)

Nesses versos fica bem clara a relação do que falamos, escolhemos e fazemos com o que está ocupando espaço em nossa mente, como também a necessidade de que nossa mente seja um depósito de coisas úteis aos propósitos de Deus. Além do mais, fica também evidente a importância de filtrarmos o que lemos, ouvimos e assistimos, pois isso determinará a qualidade de nossos pensamentos e das palavras que colocamos para fora.

Portanto, precisamos ter Deus como o nosso Pastor e nos apresentarmos a Ele como ovelhas, a fim de que tenhamos um estado de espírito de satisfação plena, que transcende as circunstâncias e nos impulsiona a colaborar com o Espírito Santo, oferecendo a bondade e as misericórdias de Deus ao próximo.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação