Deprecated: Required parameter $access_token follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 86

Deprecated: Required parameter $access_token follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 102

Deprecated: Required parameter $current_photoset follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 1947
Uma forte luz brilhou na escuridão – Parte 1: Na escuridão, Jesus é a nossa forte Luz – Comunidade Hebrom
Skip to content Skip to footer

Uma forte luz brilhou na escuridão – Parte 1: Na escuridão, Jesus é a nossa forte Luz

Mateus 4:15,16

15 “Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galileia, onde moram os pagãos! 16 O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!” (Mt.4:15,16 NTLH)

Na concepção dos líderes religiosos, na época de Jesus, o Messias deveria iniciar o Seu Ministério e reinado na região da Judeia e, em especial, no Templo em Jerusalém. No entanto, Jesus despreza o ambiente dominado pelo mais alto clero e “desce” até Cafarnaum; nessa cidade, entre judeus e pagãos, Ele “decidiu morar”. Isso se deu após a prisão de João Batista para que se cumprisse a profecia de Isaías (vd. Isaías 9:1,2).

1. Deus não despreza os que vivem em meio à “escuridão”, e a eles, o Eterno enviou Jesus

15 Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão [Jordão, no Hebraico, significa “ir ou o que vem para baixo”], Galileia, onde moram os pagãos [região fortemente influenciada pelos pensamentos e religiões pagãs]!

A Galileia era uma região desprezada pelos da elite religiosa (os líderes religiosos judeus) de Jerusalém devido ao Seu baixo nível religioso e moral. Essa elite religiosa, de caráter fanático, não via com bons olhos o convívio entre judeus galileus e os pagãos, residentes em grande número, na Galileia, pois os seus costumes representavam um atrevimento e uma grande ameaça aos costumes religiosos judaicos.

A Galileia era uma região de solo rico, pois nele havia muita água doce, e os galileus, na sua grande maioria, viviam da agricultura e da pesca. Quando lemos os Evangelhos, notamos que Jesus gastou a maior parte do Seu ministério ensinando nessa região. Por isso, nós O vemos usando vários exemplos da cultura local, para ensinar aos Seus discípulos acerca do Reino dos Céus.

Dentre os Seus vários ensinamentos, eu destaco alguns:

  • Ele alertou aos Seus discípulos para que não orassem como religiosos hipócritas (vd. Mateus 6:5-15), que se abstivessem da preocupação tola dos pagãos, mas que colocassem em primeiro lugar o Reino de Deus (vd. Mateus 5:25-34),
  • Usando como exemplo os agricultores, Jesus falou sobre a falta de trabalhadores na lavoura de Deus (vd. Mateus 9:35-38), a parábola do semeador, a ilustração do joio e do trigo, da semente de mostarda e o fermento,
  • Fez uso do setor pesqueiro, usando a rede dos pescadores como exemplo. (vd. Mateus 13:1-43,47-52)

Em um sentido figurado, dentro de cada um de nós pode existir uma Galileia:

  • Um espírito religioso fingido e de desprezo aos preceitos ou regras de Deus.
  • O costume de realizar as coisas, não a partir de Deus, mas da ambição material.
  • A aflição ou o desespero pela obtenção do sucesso seja alcançado a qualquer custo.
  • A indiferença ao conhecimento de Deus, devido à frenética busca de bênçãos e mais bênçãos, faz com que trevas mais densas venham.

Jesus desceu aos galileus, a fim de lhes mostrar que a falta do conhecimento de Deus era a raiz do desalento, cansaço emocional, estresse, depressão e desesperança. Além disso, as pessoas que viviam nessas condições se tornavam presas fáceis a influências satânicas e possessões demoníacas. Basta reparar que, na região da Galileia, Jesus libertou muitos endemoninhados, além de curar muitos doentes.

É verdade que Deus não criou o homem para ser psicologicamente instável, adoecer, morrer e, obviamente, ser possuído por demônios, mas a que isso se deve? Devido à sua tolerância passiva e ao descuido à natureza do pecado, fatalmente, ele se acostumará com uma vida cheia de pecados! Então, à semelhança da Galileia, mesmo que ele seja uma pessoa interiormente rica, ao desprezar o conhecimento de Deus, se enterrará em misérias!

2. Deus sempre procura nos alertar sobre o mal que de nós se aproxima, esperando que confiemos Nele

Um dos grandes males que tem assolado a humanidade em nossos dias é o cinismo, o qual é uma arma de Satanás para cegá-la. Em vez de ela olhar para a raiz de seus problemas, Satanás a influencia a culpar os maus políticos (corruptos e corruptores), o que não é uma mentira, mas o que ele (Satanás) esconde é que eles estão ao seu serviço, mas em que sentido? Para que nós aceitemos e escolhamos “um político”, que, no futuro, prometerá trazer “luz” a todos os problemas ou misérias globais e de modo político – o “Anticristo”, o político que será levantado por Satanás!

No livro do Apocalipse de João, está escrito que o Anticristo virá do mar, pois, na Bíblia, o “mar” representa a falta de ordem, uma barreira entre a escravidão e a libertação para a salvação. Ele também representa, pelas definições anteriores, a humanidade e o lugar inconstante e instável no qual o homem não deve dar preferência para viver.

Atente ao verso 15 do nosso texto base: “Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galileia, onde moram os pagãos!” Jesus veio de cima, de Nazaré (no grego: um ramo escondido, ou aquele que é mantido secretamente guardado), em direção ao “mar”, e para o quê? Avisar aos que viviam na “escuridão”, na desordem espiritual e moral, que uma “escuridão muito mais densa” se abateria sobre a Terra e que Deus estava lhes dando a oportunidade de serem salvos dela. Portanto: “Que por meio da “forte luz” que a nós veio do “Alto”, não nos associemos à escuridão do tempo presente, para que, no futuro, não nos encontremos na condição de eternamente mortos!” (vd. Salmos 1)

O cínico olha para si, à sua família e ao mundo ao redor, vê que tudo está se desmoronando e finge que nada está acontecendo. Ele age desse modo por ignorar os preceitos de Deus. Ele, cinicamente, acredita que, ao longo do tempo, tudo se ajustará, e que, globalmente, tudo melhorará e, enquanto isso, ele vive para subsistir e realizar seus sonhos pessoais. Ao povo que, cinicamente, vivia desse modo e indiferente a Deus, o profeta Jeremias declarou:

Quem pode entender o coração humano [a mente humana]? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. (Jr. 17:9 NTLH)

Gostaria de fazer uso das palavras do apóstolo Paulo, que citou o profeta Isaías, em relação ao cinismo no seu tempo:

26 Pois ele [o Espírito de Deus] disse a Isaías: Vá e diga a esta gente: Vocês ouvirão [fingirão que ouviram], mas não entenderão [fingirão que entenderam]; olharão, mas não enxergarão [fingirão que enxergaram] nada. 27 Pois a mente deste povo está fechada; eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria—disse Deus. (At. 28:26,27 NTLH)

Deus sempre nos avisa sobre o mal que pode nos alcançar, a fim de que abramos os olhos e não sejamos cínicos ao que está acontecendo, tanto em nós como ao nosso redor. Não foi assim com o cínico Caim? (vd. Gênesis 4:6,7,9-12) Após a praga da escuridão que se abateu sobre o cínico Faraó e seus súditos, qual foi a próxima e última praga? “A morte”, a morte de seus primogênitos! (vd. Êxodo 10:21 – 11:1-10)

3. Deus chama aquele que está na região da sombra da morte para ir a Jesus, a fim de que Ele seja a sua “Forte Luz”

16 O povo que vive na escuridão [o povo que habita nessa região e que se acostumou a viver passivamente em um caos espiritual e moral devido ao seu afastamento de Deus] verá uma forte luz [“verá uma abundante e distinta luz”, tanto em quantidade como em qualidade, expressão usada somente para se referir a um poderoso e iluminado líder, chefe, capitão, soldado, príncipe, rei, senhor e mestre]!

Em momentos de escuridão, que nós vejamos a Jesus como a nossa “Forte Luz”. (vd. Salmos 23:4)

E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte! [e Jesus, que é a Luz divina (João 8:12), a Palavra de Deus encarnada (João 1:1; Salmos 119:105), aos que vivem afastados de Deus, na ignorância acerca Dele e, portanto, na escuridão, o Eterno, por meio de Jesus, lhes dará iluminação, orientações, percepção aguçada e a capacidade de compreender a realidade entre a vida e a morte, a bênção e a maldição, o certo e o errado, a justiça e a injustiça, o Céu e o Inferno] (Mt.4:15,16 NTLH)

Que busquemos conhecer mais e mais a Jesus e que, por meio Dele, conheçamos mais a Deus, a fim de que não permaneçamos na “escuridão”, ou na ignorância Quem Ele é.

Que Deus nos use, a fim de que muitos tenham os seus olhos abertos à realidade de suas vidas e do nosso tempo, para que assim, eles também possam ver a “Forte Luz” que vimos e que nos faz sair dos vales das sombras da morte. “NA ESCURIDÃO, JESUS SEMPRE É A NOSSA ‘LUZ FORTE’”!

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • Qual era o entendimento dos líderes religiosos na época de Jesus? Em vez de ir a Jerusalém e estar junto ao alto clero, para onde Ele foi e o que fez e por quê? Leia Isaías 9:1,2. Como Jesus “olharia” para “o alto clero” ou “à liderança religiosa” de nossos dias? Em sua opinião, Ele a aprovaria ou não? Você conseguiria explicar a razão da sua avaliação?
  • Por que a Galileia era desprezada pela elite religiosa no tempo de Jesus?
  • Em qual região de Israel, Jesus gastou a maior parte do tempo ministrando? Jesus sempre Se demonstrou como grande observador da cultura local e como Ele a usou como figura de linguagem, para ensinar sobre o Reino dos Céus aos Seus discípulos? Você consegue se lembrar e descrever uma ou duas das Suas ilustrações? Ao compartilhar a Palavra de Deus com sua esposa, filhos e outras pessoas, você consegue fazer uso dos fatos da vida real, a fim de revelar a eles o Reino de Deus? Você pensa em ser mais observador, a fim de transmitir, por meio de comparações o Reino de Deus?
  • Em um sentido figurado, pode uma Galileia estar viva dentro do coração humano? Como?
  • Deus criou o homem para ser física e emocionalmente frágil? Então, por que ele se tornou assim? O que acontece àquele que despreza o conhecimento de Deus, mesmo sendo interiormente rico?
  • Qual é a verdadeira raiz dos problemas humanos? O que pode acontecer aos que desprezam o conhecimento de Deus?
  • Por que Deus sempre nos alerta Deus quanto ao mal que está por vir?
  • Qual é um dos grandes males que tem assolado a humanidade em nossos dias? O que significa para você a figura de uma pessoa cínica? Você crê que o cinismo é uma arma de Satanás? Por quê? Sobre que classe de pessoas Satanás quer que você culpe, em relação aos problemas sociais e geopolíticos? Qual é a sua tática para enganar aos que desconhecem os planos de Deus?
  • João usa o “mar” para descrever que dele virá o Anticristo. O que o “mar” representa na Bíblia?
  • Qual foi o aviso dado por Jesus àqueles que habitavam na “escuridão”? Você crê que Deus está nos dando uma grande e generosa oportunidade de sermos salvos eternamente? Como você deve proceder para valorizar os avisos de Deus, a fim de viver eternamente com Ele?
  • Leia Jeremias 17:9. Como Deus avalia o coração ou a mente humana?
  • Leia Atos 28:26,27. Explique o que compreendeu sobre o cinismo religioso de muitos cristãos? Como você pensa sobre os sentimentos de Deus, aos que agem desse modo? Qual é o caminho para seus coração ou mentes possam ser curados, segundo o verso 27? Você poderia comentar sobre o cinismo, tanto de Caim como do Faraó? Você concorda que Deus lhes deu uma oportunidade para tomarem uma decisão correta?
  • Àquele que está na região da sombra da morte, Deus o chama para ir a Jesus, a fim de que Ele seja a Sua “Forte Luz”. Como você aplicaria esse ato de Deus à sua vida, segundo o que compreendeu de Mateus 4:15,16?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação