Skip to content Skip to footer

Uma forte Luz brilhou na escuridão – Parte 2: Na escuridão, testemunhamos a nossa forte Luz

Mateus 4:15,16

15 “Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galileia, onde moram os pagãos! 16 O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!” (Mt.4:15,16 NTLH)

Jesus veio ao mundo como a “Forte Luz” de Deus para revelar o entendimento sobre o Seu Reino, Seu caráter, Sua verdade e o oferecimento da Sua salvação eterna à humanidade. A igreja é convocada e enviada por Deus à humanidade para dar continuidade à missão de Cristo a todos os homens. Os cristãos expressam a “Luz de Cristo” através das suas ações, para que, por meio das suas boas obras, o Pai seja glorificado por todos. (vd. Mateus 5:16)

Aos olhos do alto clero religioso, que aguardava a vinda do Messias no Templo de Jerusalém, Deus realizou algo completamente inesperado: Ele enviou o Seu Filho não aos aristocratas religiosos, mas aos judeus e pagãos galileus, pessoas profundamente afligidas, desprezadas e que viviam na “região escura da morte”, ou “na ignorância dos planos divinos”. (vd. Efésios 2:1-5)

1. Jesus, a “Forte Luz”, veio para as pessoas de todas as raças e não para alguns

Os sacerdotes e os professores da religião judaica eram exclusivistas fanáticos, acreditando que o Messias viria apenas para os judeus, ignorando o plano divino de oferecer a salvação a todas as pessoas, tanto judeus quanto não judeus, por meio do Messias, a Sua “Forte Luz”. (vd. João 3:14-17).

Com base no que já mencionei, fica claro que a decisão divina de enviar o Messias (Jesus) a uma região habitada por judeus e pagãos, não foi um plano de última hora. Pelo contrário, essa ação estava alinhada ao que Deus já havia estabelecido desde os tempos de Adão, Noé, Abraão, Israel, Cristo e a Igreja. (vd. Gênesis 1:27,28; 9:7; 12:1-3; Gálatas 3:22; João 3:16; Romanos 1:16)

Jesus estava em Nazaré, uma cidade da região montanhosa da Galileia, e lá, Jesus soube que João Batista, aquele que O batizou, havia sido preso. (vd. Mateus 4:15) Então, Jesus “desce” à baixa Galileia, na direção do “mar”, “do outro lado do rio Jordão”, em obediência à profecia de Isaías, a qual foi proferida no Século VIII a.C., ou seja, há 700 anos antes de Jesus ter ido a essa região. (Isaías 9:1,2)

Jesus realizou a maior parte de Seu ministério na Galileia, ensinando sobre o Reino de Deus, tanto para judeus como pagãos. Seus milagres e curas serviram como sinais, autenticando a chegada do Reino dos Céus e Sua missão de anunciá-lo, a fim de expressar o propósito de Deus em abençoar toda a humanidade por meio Dele. (vd. Gálatas 3:28,29; 1 Timóteo 2:4)

Foi na Galileia, junto a pagãos e judeus religiosos, os quais viviam “na escuridão” (na “região da sombra da morte”, ou “na região que não se preocupava em conhecer a mente e os planos de Deus”), que Jesus brilhou como a “Forte Luz” dos Céus (comp. Gênesis 1:2-4), a fim de ensinar “como” ver e entrar no Reino dos Céus e nele se manter, até a Vida Eterna. (vd. Lucas 21:19)

2. Jesus veio para o “Exemplo” a ser seguido aos que O têm como a Sua “Forte Luz”

Como cristãos, nós temos o dever de reconhecer a Jesus como a nossa “Única Forte Luz”, para que, ao aprendermos com Ele, andemos e permaneçamos Nele, a fim de que, por Deus, não sejamos julgados e condenados com os corruptos, corruptores, perversos e os violentos desta geração. (vd. Gênesis 6:5-9 – o exemplo de Noé e seus dias) O apóstolo Paulo, ao aconselhar os cristãos de Corinto, disse:

Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo [Eu sempre estou me comparando com Cristo, no que se refere a não impedir as ações de Deus em minha vida, para que, em vez de servir de pedra de tropeço ou trazer prejuízos espirituais e morais ao meu próximo, eu possa divinamente abençoá-lo, a fim de que ele obtenha a mesma compreensão que eu tenho obtido de Cristo, portanto, ajam como eu tenho agido. – cf. 1 Coríntios 10:32,33]. (1 Co.11:1 NTLH)

Paulo não está dizendo que era um homem perfeito e sem defeitos, mas que se esforçava em se manter sob o mandamento de Cristo. (vd. Mateus 22:37-40) Segundo Paulo, a constante comparação entre nossos pensamentos, palavras e ações com os de Jesus deve ser uma prática contínua, para quem deseja fazer a vontade de Deus e sentir-se verdadeiramente abençoado por Ele. (vd. Mateus 5:6)

3. Avalie quem você é, seja um canal de bênçãos e viva conforme a Palavra de Deus

1 Mas [apesar de tudo o que fizeram] a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar [não haverá mais escuridão aos que perderam a esperança]. No passado, Deus humilhou [desprezou e castigou] a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro ele tornará famosa [Deus enviará e a cobrirá com a Sua glória] essa região, que vai desde o mar Mediterrâneo até a terra que fica no lado leste do rio Jordão, isto é, a Galileia dos pagãos. (Is.9:1,2 NTLH)

O nosso compromisso com Deus é o de existirmos para Ele, entendermos quem nós somos e a razão de termos recebido o Seu chamado. Se O amamos, nós guardaremos a Sua Palavra no coração e agiremos conforme as Suas Instruções, a fim de sermos abençoados por Ele.

Infelizmente, muitos se afastam de Deus por conveniências ou por prazeres pessoais, tornando-se caminho para males próprios e alheios, como fizeram Zebulom e Naftali, que, no passado, vários de seus governantes e muitos dentre o povo sacrificaram seus filhos ao deus Moloque.

Essa região que faz parte da “Terra Santa”, ou terra que deveria ser dedicada a Deus e, especificamente na cidade de Dã, que Israel escolheu se tornar uma porta de entrada do inferno ou da morte para o povo de Deus. Eles adoravam a Deus e, ao mesmo tempo, aos deuses pagãos, conforme os costumes dos povos politeístas que para lá se dirigiram. (vd. 2 Reis 17:33)

Foi nessa região que Jesus questionou os Seus discípulos acerca de quem Ele era e obteve a resposta de Pedro de que Jesus era “o Cristo (o Messias), o Filho do Deus vivo”! Foi nessa região que Jesus disse: “as portas do inferno não prevaleceriam contra a Sua Igreja”. (vd. Mateus 16:13-18)

Você foi chamado por Deus para ser uma porta, através da qual as Suas bênçãos possam fluir e abençoar todos ao seu redor. Viva sob a “Forte Luz”, sob o mandamento de Jesus e será muito abençoado, abençoará a muitos e ganhará a Vida Eterna.

Na escuridão deste mundo, que nós testemunhemos da nossa “Forte Luz”, de Jesus, Aquele que nos perdoou, aceitou-nos e nos restaurou, a fim de andarmos no caminho e na verdade que nos levou a recebermos a vida de Deus! 

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • Jesus veio ao mundo para o quê? A Igreja existe neste mundo para o quê? O que os cristãos devem expressar neste mundo e para o quê?
  • O que o alto clero religioso judaico esperava do Messias? O fanatismo e o não conhecimento da misericórdia divina cegaram os olhos dos líderes religiosos e como Deus burlou as suas falsas crenças? Leia Efésios 2:1-5. Por que, segundo Paulo, nós estávamos espiritualmente mortos? O que a misericórdia divina fez por nós?
  • Leia João 3:14-17. Os versos 14 e 15 expressam que Jesus veio para salvar primeiramente a que povo? E os versos 16 e 17? Então, Jesus veio para alguns ou para todos? Explique nas suas próprias palavras.
  • Leia Gênesis 1:27,28; 9:7; 12:1-3; Gálatas 3:22; João 3:16; Romanos 1:16. Você crê que Deus sempre desejou abençoar todos os moradores da Terra, desde Adão até Cristo e, por meio Dele, a Igreja? Você saberia explicar?
  • Jesus exerceu a maior parte do Seu ministério na Galileia e o que Ele fez? Qual era o propósito dos Seus milagres e curas? Leia Gálatas 3:28,29. Há alguma diferença para aqueles que estão em Cristo? Eles são descendentes de quem e o que receberão? Leia 1 Timóteo 2:4. Qual é o desejo de Deus para a humanidade, ou para todos os seres humanos?
  • Qual é o significado de os galileus estarem vivendo na “escuridão” e de Jesus ter brilhado como a “Forte Luz”, tanto aos que viviam como aos que ainda vivem nessa condição de “escuridão”?
  • Qual é o nosso dever como cristãos neste mundo? Leia Gênesis 6:5-9. Como viviam as pessoas no tempo de Noé? Como Deus Se sentiu? Qual foi a Sua decisão? Como Deus, em poucas palavras, descreve Noé e a sua história?
  • Como você explicaria as palavras de Paulo, quando disse: “Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” Paulo era um homem perfeito e, portanto, não sujeito a erros espirituais e morais? Leia Mateus 22:37-40. Como o “Grande Mandamento”, ensinado por Jesus, estaria influenciando o procedimento de Paulo, a fim de se manter sob a “Forte Luz” enviada por Deus? Leia Mateus 5:6. A quem Jesus chamou de uma pessoa bem-aventurada, feliz, ou abundantemente abençoada por Deus e qual promessa eterna foi feita a essa pessoa?
  • Por que é importante a autoavaliação, conforme a Palavra de Deus? Para onde ou para que tipo de pessoa essa autoavaliação pode nos conduzir? O que as pessoas dizem ao nosso respeito? Que a resposta seja favorável à exaltação do Santo Nome de Deus!
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação